O Futuro dos Alimentos

O Futuro dos Alimentos

Você sabia que de 2010 a 2018, o consumo de carne dobrou?


Pois é! A superpopulação que deve ocorrer no planeta nos leva a imaginar que não haverá alimentos para tanta gente, cerca de 9 bilhões de pessoas em 2050 e, atualmente 100 milhões de pessoas estão abaixo da linha da miséria por falta de alimentos.


Buscar outras fontes de produção de alimentos que vá além do boi, do frango e do peixe é regra do jogo se quisermos ter alimento para nossos filhos e netos. É necessário repensar como nós cultivamos e consumimos alimentos e isso já é possível:


  • Em Londres, uma startup chamada Growing Underground cria brotos de ervilha, manjericão vermelho, alho e cebolinha em “carpetes de papelão” usando 77% menos água do que a agricultura convencional porque utiliza água reciclada;


  • Empresas como a Beyond Meat estão trabalhando no desenvolvimento de hambúrgueres sem a proteína animal. O produto, tem a promessa de pouco colesterol, mais saúde na alimentação e um sabor igual ao da carne que até exala sucos. Feita 100% com produtos vegetais, em sua composição, encontra-se principalmente proteína de ervilha, extrato de levedura e óleo de coco. Os hambúrgueres possuem cerca de 150 gramas, são vendidos em pares por USD 5,99.


  • The Not Company, dos Estados Unidos Vende um líquido que substitui o arroz, feijão e a carne - tem pouca lactose, pouco glúten e nenhum transgênico;


  • Atualmente há mais de 2000 espécies de insetos comestíveis e uma empresa chamada Bitty Foods de Nova Yorque produz bolacha com farinha de grilo que tem muito mais nutrientes do que a carne bovina.


Bem vindo ao mundo da Agricutura Aberta, aquela que preconiza que, qualquer pessoa residente em uma cidade morando em um apartamento e aplicando conceitos como o de bioengenharia, agricultura de precisão, Big Data e Redes de Consumo, consegue criar o produto na sua própria casa.


E a Foodini, fabricante de impressoras 3D de alimentos que promete fabricar seu alimento do jeito que você preferir.


Nesta palestra você pode ver tudo isso e muito mais!


Veja quem já contratou:





Voltar Todas palestras